Fale conosco pelo WhatsApp

Autor

ProFaM

Data

18 fevereiro, 2025

A preservação da fertilidade e da função hormonal, especialmente para mulheres que enfrentam tratamentos oncológicos, estão entre os benefícios da técnica

O congelamento do tecido ovariano é uma técnica inovadora que consiste na remoção de uma parte do tecido ovariano, que é então congelada e armazenada para utilização futura em tratamentos de fertilização. Existe uma série de benefícios do congelamento do tecido ovariano, especialmente para mulheres que enfrentam tratamentos oncológicos que podem prejudicar a função ovariana, preservando as chances de realizar o sonho de ter filhos.

Em que casos o congelamento do tecido ovariano é indicado?

Os benefícios do congelamento do tecido ovariano podem ser aproveitados em diversas situações nas quais há risco de comprometimento da fertilidade feminina, seja devido a doenças no sistema reprodutor ou a tratamentos médicos que afetam a função ovariana. As principais indicações para essa técnica incluem:

  • Tumores não ginecológicos, como o sarcoma pélvico;
  • Cânceres ginecológicos, como o câncer de colo do útero;
  • Doenças extrapélvicas, como o câncer de mama;
  • Condições benignas, como tumores ovarianos e endometriose;
  • Situações com risco de menopausa precoce, como a síndrome de Turner, que pode levar à falência ovariana precoce;
  • Procedimentos de transplante de medula óssea, como nos casos de doenças autoimunes que não respondem aos tratamentos imunossupressores;
  • Preservação social da fertilidade: mulheres que querem preservar a oportunidade de engravidar em idade mais avançada quando o ovário já está com a reserva baixa (o tecido ovariano preserva a idade do ovário de quando foi removido um fragmento).

Como o congelamento do tecido ovariano funciona?

Antes de iniciar, o médico esclarece todos os detalhes do procedimento para a paciente. A primeira etapa, então, consiste na remoção de fragmentos do ovário, realizada por meio da laparoscopia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo. Durante a cirurgia, um tubo fino e flexível é inserido no corpo através de pequenas incisões realizadas na região abdominal, o que possibilita ao médico visualizar a pelve e remover o tecido ovariano com precisão.

Após a remoção, o tecido ovariano é cuidadosamente cortado em pequenas porções, que são congeladas a uma temperatura de -196°C, garantindo sua preservação por tempo indeterminado. Quando necessário, o tecido pode ser descongelado e reimplantado no organismo da mulher, com o objetivo de restaurar a função ovariana, possibilitando a produção de hormônios e óvulos para uma possível gravidez futura.

Os benefícios do congelamento do tecido ovariano tornam essa técnica viável tanto para mulheres adultas quanto para jovens que ainda não atingiram a puberdade. Para meninas que ainda não possuem óvulos maduros, essa abordagem se torna uma alternativa eficaz para preservar a fertilidade, uma vez que o congelamento de óvulos não é viável nessa fase. Dessa forma, a técnica oferece a possibilidade de preservar a capacidade de gerar filhos no futuro, quando atingirem a idade reprodutiva.

Quais os benefícios do congelamento do tecido ovariano?

Existem diversos benefícios do congelamento do tecido ovariano, que incluem:

Preservação da fertilidade

Um dos principais benefícios do congelamento do tecido ovariano é proporcionar às mulheres que enfrentam condições de saúde que afetam os órgãos reprodutivos, ou que precisam realizar tratamentos médicos invasivos, a possibilidade de preservar a capacidade reprodutiva.  Ao conservar o tecido ovariano antes do início do tratamento ou da progressão da doença, a mulher mantém a possibilidade de uma gestação natural ou assistida no futuro.

Preservação do equilíbrio hormonal

Os benefícios do congelamento do tecido ovariano não se limitam apenas a proteger a fertilidade, mas também o equilíbrio hormonal da paciente. Isso ocorre porque os ovários desempenham um papel fundamental na produção de hormônios essenciais, como estrogênio e progesterona, que são cruciais para a regulação do ciclo menstrual e para o funcionamento adequado de diversas funções do corpo feminino.

Flexibilidade

A flexibilidade está entre os benefícios do congelamento do tecido ovariano: a técnica pode ser realizada em mulheres de diferentes faixas etárias, incluindo aquelas que ainda não atingiram a puberdade e estão em situações que podem comprometer a função ovariana. Além disso, ele é viável para pacientes que não podem se submeter a outros métodos de preservação da fertilidade, como o congelamento de óvulos, que requer mais etapas, como a estimulação ovariana.

Procedimento minimamente invasivo

A remoção do tecido ovariano é realizada por meio de laparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva. Esse procedimento apresenta várias vantagens, como menor intensidade de dor, recuperação mais rápida e redução do risco de complicações, se comparado a cirurgias mais invasivas. Além disso, por ser menos agressiva, a laparoscopia contribui para uma recuperação mais confortável e com menos impacto sobre o organismo da paciente.

Preservação de uma grande quantidade de óvulos

Ao congelar o tecido ovariano, é possível preservar uma quantidade significativa de óvulos, o que é particularmente vantajoso em casos em que a quantidade de óvulos disponíveis para congelamento é limitada, levando a vários ciclos de estimulação ovariana com hormônios, como com mulheres mais jovens ou com função ovariana comprometida. Esse é um dos principais benefícios do congelamento do tecido ovariano, pois ele mantém um estoque de óvulos maior em comparação a outras técnicas, como o congelamento de óvulos, e o procedimento é realizado em apenas 1 etapa, sem necessidade de estímulo hormonal.

Onde realizar o congelamento do tecido ovariano?

O procedimento pode ser realizado em centros especializados em preservação da fertilidade. Na ProFaM, as pacientes têm acesso aos benefícios do congelamento do tecido ovariano por meio do uso de tecnologias avançadas e protocolos rigorosos. Esses cuidados asseguram a segurança e eficácia dos tratamentos, proporcionando esperança e tranquilidade às pacientes.

Se está considerando a preservação da fertilidade, entre em contato para saber mais sobre o congelamento de tecido ovariano.

 

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO)

Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)