Fale conosco pelo WhatsApp

Autor

ProFaM

Data

16 setembro, 2025

Saiba como as mulheres diagnosticadas com endometriose podem se beneficiar de tratamentos como o congelamento de tecido ovariano

O endométrio é um tecido que se forma na parede interna do útero em todos os ciclos menstruais e tem a função principal de receber o embrião que será formado após a fecundação. Quando não ocorre fertilização, o endométrio se desfaz e ocorre a menstruação.

Quando, por algum motivo, ocorre uma formação de tecido endometrial fora da parede uterina, estabelece-se uma condição inflamatória chamada endometriose.

Estima-se que 1 em cada 10 mulheres em idade reprodutiva tenha endometriose. A doença causa sintomas dolorosos e incômodos na maioria dos casos e pode levar à infertilidade, principalmente quando gera alterações inflamatórias ou anatômicas que atrapalham a fecundação.

Apesar disso, mulheres diagnosticadas com endometriose podem se beneficiar de tratamentos para preservar sua capacidade fértil. A preservação da fertilidade em mulheres com endometriose é capaz de manter o tecido ovariano íntegro enquanto são realizados tratamentos para atenuar a doença e, assim, possibilitar a gravidez.

Qual é o impacto da endometriose na fertilidade?

Como já mencionado, a endometriose pode impactar negativamente a fertilidade porque o crescimento, ou implantação, de tecido endometrial fora da cavidade interna do útero faz com que surjam alterações inflamatórias e hormonais (se a endometriose ocorrer em áreas como os ovários) ou anatômicas que dificultam ou impedem a fecundação ou a implantação do embrião.

Esse impacto é tão significativo que se estima que até 50% das mulheres com endometriose tenham algum grau de infertilidade, fazendo da doença o principal fator causador de infertilidade feminina.

Preservação da fertilidade em mulheres com endometriose

A preservação da fertilidade em mulheres com endometriose é uma opção viável para aquelas que precisam tratar a doença sem perder a capacidade fértil nesse processo.

No entanto, a maioria dos casos em que a preservação da fertilidade em mulheres com endometriose está recomendada é relacionada à perda de reserva ovariana por causa da doença ou quando, em uma análise médica, é detectado que, por causa da endometriose, a paciente precisará fazer uma fertilização in vitro (FIV) quando desejar engravidar.

O que é o Congelamento de tecido ovariano?

Quando se fala em preservação da fertilidade em mulheres com endometriose, o caminho mais lembrado é a coleta e criopreservação de óvulos maduros após estimulação. Porém, apesar de esse tratamento ser bastante viável em muitos casos, o congelamento de tecido ovariano tem demonstrado resultados mais animadores para essas pacientes.

A preservação da fertilidade em mulheres com endometriose por meio do congelamento de tecido ovariano é realizada da seguinte maneira:

  • A paciente é submetida a um procedimento minimamente invasivo chamado videolaparoscopia, em que são retiradas partes de tecido ovariano repletas de folículos;
  • O tecido é dividido em partes e preparado para a criopreservação;
  • O material é congelado com nitrogênio líquido;
  • O material é armazenado a uma temperatura muito baixa.

O congelamento do tecido ovariano pode se manter por muitos anos, o que faz esse tipo de preservação da fertilidade em mulheres com endometriose ser muito benéfico quando é necessário esperar um tempo para determinar o melhor momento para engravidar com menos riscos.

Como tomar a melhor decisão para preservar sua fertilidade?

Decidir o tipo de preservação da fertilidade em mulheres com endometriose nem sempre é fácil, pois é preciso levar em consideração diversos fatores, tais como:

  • Tipo de endometriose e sua localização e extensão;
  • O quanto a endometriose interfere na fertilidade;
  • A idade da mulher;
  • O momento em que a paciente deseja engravidar;
  • Os tratamentos que serão necessários para controlar a endometriose.

Como a ProFaM pode ajudar?

É indispensável que os vários fatores que interferem na decisão pela preservação da fertilidade em mulheres com endometriose sejam analisados em conjunto com um médico especialista em reprodução humana e preservação da fertilidade.

Na ProFaM, somos referência em tratamentos como a preservação de tecido ovariano para mulheres com endometriose. Nossa equipe é especializada para atender com compreensão e responsabilidade as necessidades de cada paciente em todas as etapas do tratamento.

Para saber mais sobre a preservação da fertilidade em mulheres com endometriose, entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta.

 

Fontes:

ProFaM

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)

Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)